O Silêncio da Disney, o sucesso de Outros!

RECOMENDADO APENAS PARA MAIORES DE 13 ANOS!
Em janeiro deste ano, o festival de Sundance viu a estreia mundial de "Escape From Tomorrow". O filme de terror de minúsculo orçamento foi rodado em dois parques de diversões, o Disney World, em Orlando, e a Disneyland, em Anaheim, e contém cenas onde conhecidas personagens do estúdio praticam atos pouco habituais - incluíndo tentativas de violência contra crianças. 



A trabalhar com um orçamento curto, o realizador Randy Moore pegou nos atores, numa pequena e discreta equipa e na sua câmara digital. Entrou nos parques e fez o seu filme sem dar nas vistas usando algumas das diversões e toda a envolvente como cenário.

O enredo é simples: no último dia de férias um pai de família recebe um telefonema a informá-lo de que foi despedido e mergulha progressivamente na loucura.

A seguir à primeira exibição pública, um poster lançou ainda mais achas para a fogueira ao mostrar a típica mão de Mickey crispada e em sangue com o título a replicar o tipo de letra do logotipo da Disney.


A reação normal nestes casos, incluiria um exército de advogados bem pagos, tribunais, providências cautelares, e pedidos de chorudas indemnizações. No entanto, e para surpresa de todos, a Disney manteve o silêncio.

Se, por um lado, as leis norte-americanas deixam alguma margem para o uso das personagens (com o conceito de "fair use", ou uso justificado, a servir de cobertura), por outro, a Disney teria aqui fundamentos mais do que suficientes para queixas na área dos direitos de autor e uso indevido de marcas registadas. Mesmo assim, nada fez.

A razão é explicada por uma fonte anónima do estúdio, citada pelo The Hollywood Reporter. A Disney está simplesmente a negar a "Escape From Tomorrow" a publicidade gratuita que poderia obter com este caso. Ao invés de alimentar a polémica, optou por deixar o assunto morrer e nem o porta-voz oficial da empresa se mostrou disponível para comentar o assunto.

Entreranto, "Escape From Tomorrow" estreia a 11 de outubro, nos EUA. 

Share on Google Plus

About JC

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do blogue

Social Icons

Popular Posts

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts: