Os estúdios da Disney estão a preparar uma cinebiografia sobre Jesse Owens, o atleta afro-americano que desafiou Adolf Hitler ao vencer quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.
Segundo a revista "Variety", o realizador do filme será Antoine Fuqua e o argumento será assinado por David Seidler, vencedor do Óscar para Melhor Argumento Original em 2011 com "O Discurso do Rei".
Ainda sem título oficial, esta será uma adaptação para o grande ecrã do livro "Triumph", de Jeremy Schaap, que conta a história de como um filho de um agricultor do Alabama humilhou Hitler, destruindo o mito da supremacia da raça ariana, ao vencer quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas realizadas em plena Alemanha nazi.
Passados 77 anos, Jesse Owens ainda é uma figura lendária dos Jogos Olímpicos, por ser o atleta nego que desafiou o regime nazi nos jogos de 1936 realizados em Berlim. Apenas Carl Lewis igualou o seu feito ao ganhar quatro medalhas olímpicas na mesma competição em 1984.
Apesar de ter desafiado Hitler com os seus resultados desportivos e de o líder nazi ter recusado apertar-lhe a mão como era esperado, saindo do estádio olímpico mal os atletas negros terminaram as suas provas, Jesse Owens deixou claro no seu livro de memórias que não se sentiu desprezado pelo chanceler alemão porque quando passou diante de Hitler ele levantou-se e acenou-lhe.
O mesmo não sentiu em relação ao presidente dos Estados Unidos naquela época, Franklin Roosevelt, que não o quis receber na Casa Branca depois dos Jogos Olímpicos. Owens recorda a segregação racial nos Estados Unidos e referiu que de volta ao seu país, apesar de ser um campeão, não podia sentar-se nos bancos da frente do autocarro e não podia viver onde queria.
Fonte: Diário de Noticias e TVI24
0 comentários :
Enviar um comentário